Extensão

(2016 - 2017) Jogos no Ciclo de Alfabetização: complementando diferentes áreas do conhecimento.

A formação de professores “Jogos no Ciclo de Alfabetização: contemplando diferentes áreas do conhecimento e diferentes recursos” foi criada a partir da demanda dos professores durante os encontros de formação do PNAIC - Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os professores buscavam estratégias e recursos para realizar ações realmente interdisciplinares no contexto da sala de aula. Para atender a demanda dos professores, foi apresentada a proposta de elaboração de um catálogo de jogos que contemplasse os aspectos lúdicos da aprendizagem, abordando diferentes áreas do conhecimento. O objetivo principal do Catálogo é apresentar atividades lúdicas, divertidas e prazerosas tanto para professores quanto para as crianças, com jogos que possibilitam um trabalho interdisciplinar, tanto em relação às diferentes áreas do conhecimento, quanto em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades sociais, cognitivas gerais e afetivas. A elaboração do catálogo e a realização do curso de formação foram duas ações indissociáveis que contemplaram os princípios de colaboração com autoria dos professores participantes no curso, na perspectiva de uma metodologia participativa. Assim, o Catálogo é o resultado de discussões e produções realizadas nos encontros do curso Subprojeto Jogos no ciclo de alfabetização: contemplando diferentes áreas do conhecimento e diferentes recursos, bem como de reflexões sobre jogos existentes na sociedade e seus possíveis usos pedagógicos, em sala de aula.

(2013 - 2015) Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Descrição: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores. As ações do pacto baseiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para professores; distribuição e aumento de materiais didáticos e pedagógicos voltados à alfabetização nas escolas; realização de avaliações sistemáticas; gestão, controle social e mobilização da sociedade e da comunidade escolar. O pacto forma, assim, um conjunto integrado de ações para a alfabetização e letramento de crianças no primeiro ciclo de alfabetização, contribuindo para a redução da distorção idade-série na educação básica e para a elevação do índice de desenvolvimento da mesma no Brasil. Concluído.

(2010 - 2011) Programa Um Computador por Aluno - PROUCA

Descrição: O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. As escolas contempladas (10 escolas por estado) receberam laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. A formação em Pernambuco foi realizada pela equipe de professores do Grupo de Pesquisa em Novas Tecnologias na Educação - Gente, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica e mobilizou cinco professores e 17 alunos de graduação e pós-graduação. Os municípios contemplados em Pernambuco foram: Belém de Maria (1 escola), Belém de São Francisco (1 escola), Canhotinho (1 escola), Ingazeira (1 escola), Lagoa dos Gatos (1 escola), Paudalho (1 escola), Pedra (1 escola), Surubim (1 escola), Vitória de Santo Antão (1 escola), Recife (3 escolas) e Caetés com o UCA Total (45 escolas). Encerrado em 2011.

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